Professor, sabemos que muitas crianças não se sentem à vontade para serem registradas, principalmente quando não entendem o motivo pelo qual isso está acontecendo ou apresentam dificuldades maiores relacionadas à exposição social.
Sugerimos que sempre converse com a turma antes desse momento, lembrando para que servem esses registros e como pode ser interessante para a turma compartilhá-los com suas famílias e revisitá-los daqui a um tempo.
Se mesmo com uma conversa coletiva, um aluno ainda não quiser ser registrado (ou não quiser participar da atividade), sugerimos que, caso a atividade permita, ofereça a possibilidade de realizá-la em dupla ou de o registro ser feito junto de algum colega com quem o aluno tenha maior proximidade.
Uma outra sugestão é, caso o aluno se recuse a um registro mais expositivo (como um vídeo), tentar dialogar sobre a possibilidade de outros formatos de registro que possam deixá-lo mais confortável, como a fala dele através de um áudio ou mesmo escrita, a foto de algo que ele possa ter realizado durante a atividade, um bilhete etc.
Se mesmo com as possibilidades de adaptação e os diálogos o aluno ainda não quiser participar dos registros, é importante que ele não se sinta coagido. Lembre-se de que o mais importante é que esse aluno possa, assim como todos os outros de sua turma, construir aprendizados vivenciando a atividade em questão. Nesse caso, entendemos que pode ser interessante sinalizar a família sobre o ocorrido e a possível falta de registro do aluno no portfólio da turma.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.